Postagem em destaque

Oficina De Limpeza E Nutrição Das Narinas ( Nasya Karma )

     VIVENDO EM ACORDO COM A NATUREZA E APRENDENDO A CUIDAR DE SI MESMO!!                                                            ...

domingo, 11 de janeiro de 2009

Ayurveda, Saúde e Longevidade

lotusimage5 

Ayurvéda é considerado um dos ramos dos vedas, segundo o sábio  Charaka Samhita(livro hoje lido como a "Biblia" do Ayurvéda) ele é na verdade uma corrente de conhecimento que vem de geração a geração, desde a eternidade, paralelamente com a literatura védica.  Por isso na India se diz, que o Ayurvéda originou-se diretamente do próprio criador(Brahama), antes mesmo da criação do universo. De acordo com a história da India antiga, a tradição do ayurvéda, iniciada com o próprio Brahama foi por ele repassada integralmente, através de Dasa Prajapati e do Deus Indra aos sábios Bharadwaja e Atri.Estes entregaram toda a ciencia nas mãos do sábio Atréia. Por isso, o Ayurvéda atè Indra é uma tradição divina, e foram os sábios Bharadwaja e Atri que trouxeram para o plano terreno.A escola Atréia (escola de medicina) consagrou-se e formou muitos dicipulos, Agnivesa, o mais brilhante e famoso deles teve o mair reconhecimento, e foi, o mais adotado, ele escreveu Agnivesa -Tantra(Tratado de Agnivesa).

Texto retirado do livro Ayurvéda Saúde e Longevidade.(Dr.Danilo maciel Carneiro).

                    Ayurvéda ciência de Cura natural                           


 


O ayurvèda em sua abordagem terapêutica utiliza diversos procedimentos tais como: plantas medicinais, dieta, exercícios físicos (asanas de yoga), meditação, astrologia védica (hindu), aromaterapia, gemoterapia (metais e gemas), psicologia, procedimentos de desintoxicação (Pancha Karma) e os Purva Karmas .


 No ayurveda o homem não só faz parte da natureza como vive em harmonia com ela 24 horas por dia. O ayurvèda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais “Pancha Maha Bhutas(fogo, terra, água, ar e éter ou akasha). Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando três modelos constitutivos básicos que correspondem aos humores biológicos conhecidos como doshas (código energético original) ou tridoshas, conhecidos como: Kapha, Pitta e Vata.


Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo. A junção dos elementos Éter (akasha) e Ar manifesta-se o Vata Dosha. O Pitta Dosha é formado a partir dos elementos fogo e água e os elementos terra e água resultam no Kapha Dosha.


 


- Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de consciência.


 


- Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao auto-conhecimento. Quem mantém uma boa saúde e vive intelectualmente alerta e em paz com suas emoções se desenvolve e evolui com muito mais facilidade e rapidez. São os efeitos de uma “boa digestão”.


 


- Kapha é o princípio da lubrificação e da organização. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.


 


A presença de vata, pitta e kapha é que garante nossa existência física. Sem vata, por exemplo, não existiria o movimento. E até mesmo uma pessoa paralisada e em estado de coma precisa ter o movimento do sangue, do oxigênio e de secreções para continuar viva. Sem pitta não haveria digestão e todos passariam fome. Sem kapha não haveria lubrificação e nossos braços, pernas e corpos não se moveriam. Vata, pitta e kapha são os chamados doshas, que contêm a chave para o equilíbrio.


Trecho retirado do livro


“Se o meu médico diz que estou bem ... Por que me sinto tão mal?


Editora Butterfly


Livro com revisão técnica de Erick Schulz

Nenhum comentário:

Postar um comentário